Recife
Recife… “metade roubada ao mar, metade à imaginação”. O Recife existe como porto antes mesmo de se tornar cidade. Desde o século XVI, quando Duarte Coelho tomou posse da capitania de Pernambuco, os arrecifes de arenito que protegem a bacia dos rios Capibaribe, Beberibe e Tejipió tornaram-se o porto natural de escoadouro das riquezas aqui produzidas.
No início do século XVII, o porto do Recife era o mais movimentado da América de domínio Português. Acompanhado por artistas, arquitetos, engenheiros, poetas, médicos, cartógrafos, astrônomos e imigrantes judeus (que fugiam da repressão religiosa da Inquisição), Nassau construiu uma cidade planejada e imprimiu um ritmo de desenvolvimento nunca visto neste continente.
Assim é o Recife, história e modernidade juntas em uma cidade que é um porto seguro em um mar de ideias e de oportunidades. Uma terra que vem comprovando, ao longo do tempo, sua grande vocação para negócios.
Pontos Turísticos
Quem gosta de centros urbanos com diversas opções de pontos turísticos tem grandes chances de se apaixonar pelo Recife, afinal há muito para ver e fazer. Para deixar a viagem ainda mais interessante, não dá para deixar Olinda fora do roteiro. A cidade vizinha do Recife possui um dos centros históricos mais famosos do país e igrejas que são verdadeiras obras-primas.
É legal que a capital pernambucana preserva muito de seu período colonial. As misturas do legado deixado pelas ocupações portuguesa e holandesa aliado às obras de revitalização da cidade tornam todo o conjunto de pontos turísticos bem atrativos para os turistas.
Reserve ao menos um dia para caminhar pelo Recife Antigo e visitar locais que estão na mesma área, como o Marco Zero – onde tem início a contagem oficial de distâncias -, o novo Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus e seus edifícios coloridos, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Centro Cultural Judaico e a Torre Malakoff. Atravessando a Ponte Buarque de Macedo será fácil conhecer a Capela Dourada, possivelmente a igreja mais bonita do Recife, construída entre os séculos XVII e XVIII e toda coberta por ouro em seu interior. Tente também ir ao Forte das Cinco Pontas e à Casa da Cultura, onde funcionava uma prisão e hoje há lojinhas de artesanato.
Saindo um pouco da parte antiga do Recife, é imprescindível fazer uma visita à Praia de Boa Viagem, famosíssima na capital; à Oficina Brennand, cheia de obras de Francisco Brennand, pintor e escultor recifense; e ao Instituto Ricardo Brennand, um espaço com exposições interessantes para pessoas de todas as idades.
No Centro Histórico de Olinda, comece o passeio na Igreja do Carmo, datada de 1580, e, então, suba pela Rua São Francisco até alcançar o Convento de São Francisco, com muitos azulejos pintados. Continuando a subida, será fácil avistar o chamado Alto da Sé, onde ficam boas lojinhas, o Elevador Panorâmico e a Sé – a Catedral de Olinda, que tem uma das mais belas vistas da cidade. Na descida pela Ladeira da Misericórdia, vale a pena ir até o Mosteiro de São Bento, do século XVI. Fazendo esse caminho sugerido, subir as ladeiras ficará menos árduo.
Um lado positivo do turismo no Recife e em Olinda é que o valor cobrado para visitar a maioria dos pontos turísticos é simbólico.
Torre Malakoff: A Torre Malakoff foi construída entre 1853 e 1855, durante a guerra da Crimeia, e era a entrada para o Arsenal da Marinha. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do Recife, que hoje abriga um espaço cultural e científico com exposições diversas e um observatório astronômico. Vale a pena subir pelo elevador ou pelas escadas e observar a vista panorâmica do lugar.
Marco Zero: O Marco Zero, na Praça Rio Branco, é conhecido como local de fundação da cidade do Recife e como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval. Aproveite sua visita para tirar uma foto com os dois marcos (o antigo e o novo), observar a vista para o Parque de Esculturas e os edifícios do Centro Cultural da Caixa e da Associação Comercial de Pernambuco. Se quiser fazer compras, vale a pena visitar o novo Mercado de Artesanato, que também fica no local.
Rua do Bom Jesus: A Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, é uma das mais importantes do Recife. Ela é pequena, cheia de edifícios antigos e coloridos, entre eles um casarão onde foi construída uma das primeiras sinagogas das Américas. Aos domingos acontece uma feira de artesanato que torna a rua ainda mais interessante.
Oficina Brennand: A Oficina Brennand pertence ao artista pernambucano Francisco Brennand, que herdou a propriedade de seu pai e transformou-a em um museu a céu aberto. O lugar tem ambientes distintos e serve como oficina para produção de uma das cerâmicas mais resistentes do Brasil e também como museu para expor as obras de Francisco. A Oficina proporciona um belo passeio aos amantes das artes. Ao ar livre ficam esculturas grandiosas, muitas com formato de animais, enquanto a parte interna é dedicada a esculturas menores, de natureza diversa. Há também um jardim bem cuidado e um local onde estão os quadros e desenhos de Brennand. O local tem guias e uma cafeteria muito legal, que vale a pena conhecer num lanche ou almoço. Como a Oficina fica distante de Boa Viagem, é mais confortável chegar até lá de táxi ou carro.
Instituto Ricardo Brennand: O Instituto Ricardo Brennand é um dos pontos turísticos mais interessantes do Recife, pois tem a capacidade de agradar pessoas de todas as idades. É o local ideal para quem aprecia artes, objetos antigos e arquitetura. Com uma bela paisagem ao ar livre, árvores, cafeteria e edifícios em forma de castelo medieval, é difícil não se surpreender com a estrutura do lugar.
Embaixada dos Bonecos Gigantes: Quem perdeu o Carnaval de Recife e Olinda e não conseguiu ver os bonecos gigantes em ação não precisa ficar triste! A Embaixada dos Bonecos Gigantes expõe os famosos bonecos criados para participar do Carnaval nas duas cidades, permitindo que os turistas tenham uma clara ideia da dimensão, da estrutura e do modo de criação dos personagens. Os bonecos pesados e bem trabalhados representam personalidades variadas, personagens de desenhos e figuras brasileiras que se destacam ao longo do ano.
Praia de Boa Viagem: A Praia de Boa Viagem é a mais famosa do Recife e tem ótima estrutura para o turista. O lugar é bastante movimentado; quando o tempo está favorável, é comum ver banhistas e pessoas praticando exercícios físicos. No Recife ocorrem ataques de tubarões, por isso é importante tomar alguns cuidados, como evitar o mergulho em horários de maré alta, evitar o mergulho se estiver com sangramentos, não usar objetos brilhantes ao entrar no mar e não se afastar muito da areia, atentar-se a sinalização, entre outros.
Informações úteis de Recife
Estado: Pernambuco
População do Recife: 1,6 milhões de habitantes
Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Recife (REC)
Telefonia/Comunicação
Para ligações internacionais feitas do Recife, discar 00 + 55 + 81 + número de telefone desejado.
Voltagem
A voltagem utilizada no Recife é de 220V com tipo de tomada quadrifásicas.
Telefones Úteis
Recife Convention & Visitors Bureau: + 55 81 3328-8300
Serviço Médico de Urgência (SAMU): 192
Delegacia do Turista: +55 81 3322-4088 / 3322-4867 / 3303-7217
Apoio ao Turista 24 Horas: +55 81 3182-8299
Aeroporto: +55 81 3322-4188
Balcão de Informações da Infraero: +55 81 3322-4353 / 3322-4188
ANVISA Telefone: +55 81 3322-4274
Polícia Federal Telefone: +55 81 3322- 4950 / 3322-4951 / 3322-4948
Terminal Rodoviário TIP: +55 81 3207-1088
Terminal Marítimo de Passageiros de Recife: +55 81 3183.1900